OS TRÊS TRIBUNAIS
Jo 8:1-11
Introdução:
- Nesta conhecida história bíblica, onde aquela mulher pecadora estava prestes a ser apedrejada, pelo seu flagrante pecado. Jesus intervém no curso desta história, tocando corações e consciencias - e revelando seu amor e maravilhosa graça.
- Neste texto bíblico nos defrontamos com tres tribunais, vamos conhece-los:
1. O TRIBUNAL DA OPINIÃO PÚBLICA
- E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na Lei nos mandou Moisés, que as tais sejam apedrejadas... - v. 4,5
- O Tribunal da opinião pública - queria simplesmente condenar aquela mulher. Quando Davi foi indagado quando pecou, em mãos gostaria de cair. Davi respondeu: - Caia eu nas mãos de Deus! Davi sabia que insensibilidade dos homens regada pela falta de misericórdia, faria que todos o condenassem. Ao rogar, cair nas mãos de Deus - revela-nos o conhecimento que ele tinha de Deus, um Deus de amor e cheio de misericórdia.
- Certa vez li o seguinte: Nunca coloque no jurí uma raposa, se um ganso vai ser julgado...
2. O TRIBUNAL DA CONSCIENCIA
- Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que atire pedra contra ela. - v. 7
- Esta palavra decisiva de Cristo aos algozes da mulher adúltera - levantou diante deles um segundo tribunal - O tribunal da consciencia.
- A Consciencia é uma faculdade do espírito do homem. É também a manifestação de uma lei moral e espiritual dentro do espírito do homem. É um sinalizador de Deus dentro de nós.
- Convém ressaltar, que nem o tribunal da opinição pública, nem o da consciencia - inocentaram a mulher. Mas, Jesus salva a mulher - instituindo naquela hora,outro tribunal:
3. O TRIBUNAL DA GRAÇA
E disse-lhe Jesus: Nem Eu também te condeno, vai-te, e não peques mais. - v. 11
- Somos justificados pela Graça de Cristo - Rm 5:1
Nenhum comentário:
Postar um comentário