.

Website Hit Counters

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VIVA O TEXTO SEM ESQUECER O CONTEXTO


                                                      
 Grande é o número daqueles que tomam textos isolados da Bíblia, e o transformam em bandeira de  uma interpretação incorreta, algumas vezes, gerando modismos teológicos; que por serem "novidade", sempre atraem muita gente.
  • Usar o texto sem olhar o contexto é sem dúvida um grande passo para se criar um pretexto.
  • Pretextos de toda ordem, que tem como proposta a benção imediata, vitória sem lutas, providencia sem provações, caminhada sem dores e sem inimigos. 
  • Chamo a vossa preciosa atenção para o seguinte tema:
                            VIVENDO O TEXTO SEM ESQUECER O CONTEXTO

.1. TEM TEFÚGIO - MAS, TEM TEMPESTADE- Sl 46:1-4
v.1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
v.2 - Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
v.3 - Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
v.4 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
v.5 - Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.
  • A verdade de estarmos abrigados em Deus não nos isenta das tempestades da vida. Mas, por maior que seja a tormenta, o maremoto, o terremoto na existencia, sabemos que seguros estamos em nosso Refugio e Fortaleza. 
  •                                                                                                                                                             2. TEM BANQUETE E TEM UNÇÃO - MAS, TEM INIMIGOS- Sl 23:5 
  • Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  • Que lugar estranho para Deus nos preparar um banquete...No meio de uma guerra... Mas, no aceso da batalha, Ele, o Senhor prepara-nos uma farta mesa e ainda derrama sobre nossa cabeça, o óleo de sua Unção.
3. TEM PROVISÃO - MAS, TEM PROVAÇÃO- Fp 4:11-13,19
v. 11,12 - Não digo isto por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido e sei também ter abundancia; em toda maneira e em todos as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundancia como a padecer necessidade.
v. 13 - Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.
v.19 - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória por Cristo Jesus.
  • A falsa doutrina do triunfalismo preconiza em alto e bom som, a invensibilidade dos cristãos, tendo como texto chave Filipenses 4:13 - Tudo posso nAquele que me fortalece. Só que os triunfalistas se esquecem do contexto, onde Paulo não omite a fome, as necessidades, a carestia e o abatimento. Vivamos este áureo texto em sua plenitude, pois em Cristo tudo podemos - mas, jamais esqueçamos do contexto de provas e privações, que visam nos aperfeiçoar e nos dar maturidade espiritual.
4. TEM ANJOS - MAS, TEM FERAS- Mc 1:13

E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
  • Consideremos que todos nós crentes em Jesus, que estamos na Verdade, como Igreja do Senhor, somos por Ele guardados e protegidos. A Palavra declara que Ele dá ordens aos anjos a nosso respeito para que eles nos guardem (Salmo 91:11,12) e também diz que eles acampam ao redor daqueles que tem a Deus (Sl 34:7); mas, isto não nos livra do deserto da vida: Onde tem anjos, mas também tem feras (Mc 1:13)
5. TEM GRAÇA - MAS, TEM ESPINHO- 2 Co 12:7-9
v.7 - E para que me não exaltasse pelas excelencias das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
v. 8 - Acerca do qual tres vezes orei, ao Senhor, para que desviasse de mim.
v. 9 - E disse-me: A minha graaça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...
  • A graça não nos livra dos espinhos, mas podemos dizer diante dos espinhos que nos ferem no caminho: - Tem espinho, mas tem Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário