.

Website Hit Counters

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Crente Que Tem Promessas Morre Ou Não Morre?



                                
Confira este pequeno e esclarecedor estudo bíblico sobre análise de chavões evangélicos, frases repetidas irrefletidamente por pregadores, cantores e crentes em geral, as quais são consideradas verdades da Palavra de Deus, conquanto não resistam a uma exegese bíblica.


"Crente que tem promessa morre ou não morre?"

Perguntam-me isso com freqüência, e eu respondo com outra pergunta: Qual crente fiel não tem promessas de Deus? Nesse caso, nenhum de nós morrerá. Se Jesus demorar a voltar uns cem anos, ainda continuaremos vivos, haja vista todos termos promessas?
Ora, amados irmãos, para Cristo vivemos, e para Ele morreremos, caso o Arrebatamento não aconteça logo (Rm 14.8-10). Basta lermos Hebreus 11 para sabermos que nem todas as promessas que aqueles heróis da fé abraçaram se cumpriram em suas vidas (vv.13,39). E, ademais, nossa maior promessa é a de morar com Cristo, na glória (Fp 3.20,21; Tt 2.11-14). Infelizmente, o chavão em apreço, como eu já disse, faz os crentes se esquecerem das coisas de cima (Cl 3.1,2), impedindo-os de viverem como se o Arrebatamento fosse acontecer a qualquer momento (1 Co 15.51,52).
As promessas que recebemos por meio de profecia não devem ser abraçadas cegamente, como se fossem a garantia de que jamais morreremos enquanto elas não se cumprirem. É claro que as verdadeiras promessas de Deus se cumprem, mas muitas delas são condicionais, como a do dia de Pentecostes (Lc 24.49; At 1-2). Se aqueles crentes não tivessem ficado em oração, em Jerusalém, não teriam recebido a promessa. Leia também 2 Crônicas 7.14,15; Isaías 1.18-20; Deuteronômio 28.
Segundo a Palavra de Deus, é possível sim morrer antes do tempo (Ec 7.17). Essa história de que há um destino para cada um, e que só quando chegar a hora a pessoa morre não tem base bíblica. O fato de termos muitas promessas não garante que não morreremos até ao seus cumprimentos. Esse chavão é perigoso, pois anda de mãos dadas com outros clichês predestinalistas (os quais não resistem a uma boa exegese), como: Quem não vem pelo amor vem pela dor e Uma vez salvo, salvo para sempre.
 Pr Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário